Hoje iniciarei uma novena à Sagrada Família, intercedendo pela saude de minha netina. Junte-se a nós.
Novena à Sagrada Família.
(Pe. Luiz Alexandre de Souza)
Oração Inicial
Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, sois exemplo para todas as nossas famílias. Fostes uma família única no mundo, vivendo uma existência anônima e silenciosa numa pequena localidade da Palestina. Uma família provada pela porbreza, pela perseguição, pelo exílio, que glorificastes a Deus de modo incomparavelmente puro. Nós vos pedimos, não deixeis de ajudar todas as nossas famílias.
Que São José, "homem justo", trabalhador incansável, guardião da Sagrada Família, também guarde, proteja e ilumine a nossa família.
Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja também a Mãe da "Igreja Doméstica" e que, com o seu auxílio materno, a nossa família seja verdadeiramente uma família Cristã.
E que Cristo Senhor, Rei das famílias, como em Caná, esteja presente em nosso lar e nos conceda luz, felicidade, serenidade e fortaleza.
A Jesus, Maria e José confiamos a nossa família.
1º Dia:
Reflexão:
A FAMÍLIA, PRIMEIRA EDUCADORA DA FÉ
A família cristã \igreja doméstica, participa da missão evangelizadora da Igreja, e tem como primeiros e principais destinatários de seu missionário os próprios filhos e familiares. os pais transmitem a fé aos seus filhos com o testemunho de sua vida cristã e com a sua palavra.
2º Dia:
Reflexão:
A FAMÍLIA, PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DA IGREJA
A família é a primeira experiência de Igreja que as pessoas recebem. Os pais levam seus filhos para serem batizados e os preparam para receber a Primeira Comunhão e a Confirmação. depois, ensinam-lhes a amar a Virgem Santíssima e participam na Missa do domingo. A fé cresce e se desenvolve nos corações dos filhos com estas experiências tão bonitas que dão sentido à vida e infundem paz no coração.
3º Dia:
Reflexão:
A FAMÍLIA, TRANSMISSORA DE VALORES E VIRTUDES HUMANAS
A família é o ambiente mais apropriado para o ensinamento e transmissão de valores culturais, éticos, sociais, espirituais e religiosos, que são essenciais para o desenvolvimento e bem estra de toda a sociedade. A família é a primeira escola das virtudes sociais, que todos os povos necessitam. O amor deve ser a alma da família e graças a ele nascem relações desinteressadas e de solidariedade profunda. A família prepara seus filhos para viver em sociedade em um clima de respeito, justiça e verdadeiro diálogo.
4º Dia:
Reflexão:
A FAMÍLIA ABERTA AO PRÓXIMO
Os pais devem ajudar os fillhos a descobrir o próximo, especialmente o necessitado, e a realizar pequenos, mas constantes serviços: compartilhar com os seus irmãos os brinquedos e presentes, ajudar os que são mais novos, dar esmola ao pobre na rua, visitar os familiares enfermos, acompanhar os avós, e perdoar as ofensas que receberam. estas ações, repetidas com frequência, formam a mentalidade e criam hábitos bons. Os filhos enfrentarão a vida com predisposição do amor ao próximo, e assim serão capazes de criar uma sociedade nova.
5º Dia:
Reflexão:
A FAMÍLIA, A PARÓQUIA E A ESCOLA
Os pais são os primeiros e principais educadores dos filhos. Entretanto, a família não está sozinha nessa nobre tarefa; ela conta também com a colaboração da escola e da paróquia. Família, escola e paróquia são tr~es realidades que devem agir integradas e unidas pela educação dos filhos. Quanto maior a colaboração entre elas, mais eficaz será a educação dos filhos.
6º Dia:
Reflexão:
A FAMÍLIA E O MODELO DE NAZARÉ
segundo os evangelhos a Sagrada Família de Nazaré é uma família constituída com base e no matrimônio de Jose e maria. Jesus foi filho verdadeiro de maria. São José não foi o pai natural - porque não gerou -, mas suposto, quer dizer: considerado pelos vizinhos de Nazaré como pai de Jesus. A família de Nazaré apresenta-se hoje como exemplo de casal formado por um homem e uma mulher, unidos por amor de uma forma permanente e com uma dimensão pública.
7º Dia:
Reflexão:
A VIDA COTIDIANA DA SAGRADA FAMÍLIA
A família de Nazaré viveu de uma maneira singela, humilde, pobre, trabalhadora, amante das stradições da sua nação, profundamente religiosa e afastada dos centros depoder religioso e civil. Aparentemente nada distinguia a Sagrada família do resto das famílias de Nazaré: a casa, o modo de vestir, a comida, a participação dos atos na sinagoga... Deus nos quis revelar que a vida cotidiana é o ambiente onde Ele nos espera para que Lhe amemos e realiemos seu projeto sobre nós.
8º Dia:
Reflexão:
A VIDA DE TRABALHO DA SAGRADA FAMÍLIA
Os Evangelhos assinalam claramente que São José era um trabalhador manual e que ganhava a vida trabalhando. maria se dedicava, como todas as mulheres casadas, a moer e cozer o pão de cada dia, atender os trabalhos do lar e fazer pequenos serviços. E jesus ajudava seus pais nos trabalhos manuais. A família de Nazaré viveu o trabalho como realidade maravilhosa que dá uma participaçã na obra criadora de deus, que serve para suprir as necessidades da própria família, ajudar a outros e para santificar-se por meio dele. Também nisto é um modelo perfeito para a família atual.
9º Dia:
Reflexão:
A VIDA RELIGIOSA DA SAGRADA FAMÍLIA
A família de Nazaré era uma família israelita profundamente crente e praticante.Rezavam sempre em cada refeição, iam todasas semanas escutar a leitura e a explicação do Antigo Testamento na sinagoga e subiam a Jerusalém para celebrar as festas de perigrinação, como a Páscoa e pentencostes. A oração na hora das refeições, a participação na missa do domingo e a leitura da Sagrada escritura continuam sendo fundamentais para que a família cristã realize sua missão educadora.
Oração Final:
Oh Deus, que na Sagrada família nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência da vossa vontade, ajudai-nos a ser exemplo de fé e amor aos vossos mandamentos.
Socorrei-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos. Abri seus corações para que cresça neles a sememnte da fé que receberam no batismo. Fortalecei a fé dos nossos jovens, para que cresçam no conhecimento de Jesus. Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passampor momentos de sofrimento ou dificuldade. Amparai os idosos, para que tenham perseverança diante das provações da vida.
Unidos com José e Maria, pedimos-vos por Jeusu Cristo vosso Filho, nosso Senhor. Amém.
Ave-Maria, Pai Nosso e Glória...
A Jesus, Maria e José confiamos a nossa família.
AMÉM
Imagens
Um comentário:
Gostei muito dessa novena, vou rezar com minha família esse ano. Cada advento nos preparamos para o Natal do Senhor, rezando nas casas de 9 parentes aqui na cidade. Festejamos no dia 25, encerrando a novena. Seguimos modelos simples, mas que nos tragam sentido real, se adaptando às nossas famílias. Obrigada por postar este. Rezaremos por vocês também.
Postar um comentário